Gelado de ervilha
As ervilhas não se escondem apenas debaixo dos colchões das princesas. Também se escondem debaixo dos seus gelados. Suave e doce, o seu sabor delicado vai surpreender à sobremesa.
Ingredientes
- 330 ml de leite gordo
- 250 ml de natas
- 250 g de açúcar
- 300 g de ervilhas Iglo
- 2 gemas
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- Cones de gelado
Preparação
- 1.Colocar o leite, as natas e 200 g de açúcar num tacho e misturar com uma vara de arames até o açúcar dissolver
- 2.Juntar as ervilhas e mexer bem
- 3.Aquecer a mistura em lume médio/baixo até começar a borbulhar (mas sem ferver). Deixar repousar durante 1 hora
- 4.Triturar a mistura num liquidificador
- 5.Colocar numa tacinha as gemas com o restante açúcar e bater até obter um creme fofo e esbranquiçado
- 6.Juntar 1 chávena da mistura de ervilhas às gemas, aos poucos (uma colher de sopa de cada vez), mexendo sempre
- 7.Colocar a restante mistura de ervilhas novamente no tacho, juntamente com a mistura de gemas e a baunilha e aquecer em lume médio, mexendo de vez em quando. Deixar cozinhar durante 15 minutos
- 8.Passar o creme por um coador e deixar repousar 1 hora à temperatura ambiente. Cobrir com película aderente e levar ao congelador durante 3 a 4 horas, mexendo a cada hora para não cristalizar
- 9.Servir o gelado nos cones ou em tacinhas
Vai precisar de