Gelado de ervilha

As ervilhas não se escondem apenas debaixo dos colchões das princesas. Também se escondem debaixo dos seus gelados. Suave e doce, o seu sabor delicado vai surpreender à sobremesa.

Ingredientes

  • 330 ml de leite gordo
  • 250 ml de natas
  • 250 g de açúcar
  • 300 g de ervilhas Iglo
  • 2 gemas
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Cones de gelado

Preparação

  1. 1.Colocar o leite, as natas e 200 g de açúcar num tacho e misturar com uma vara de arames até o açúcar dissolver
  2. 2.Juntar as ervilhas e mexer bem
  3. 3.Aquecer a mistura em lume médio/baixo até começar a borbulhar (mas sem ferver). Deixar repousar durante 1 hora
  4. 4.Triturar a mistura num liquidificador
  5. 5.Colocar numa tacinha as gemas com o restante açúcar e bater até obter um creme fofo e esbranquiçado
  6. 6.Juntar 1 chávena da mistura de ervilhas às gemas, aos poucos (uma colher de sopa de cada vez), mexendo sempre
  7. 7.Colocar a restante mistura de ervilhas novamente no tacho, juntamente com a mistura de gemas e a baunilha e aquecer em lume médio, mexendo de vez em quando. Deixar cozinhar durante 15 minutos
  8. 8.Passar o creme por um coador e deixar repousar 1 hora à temperatura ambiente. Cobrir com película aderente e levar ao congelador durante 3 a 4 horas, mexendo a cada hora para não cristalizar
  9. 9.Servir o gelado nos cones ou em tacinhas

Vai precisar de