Convenção “Aqui é Fresco” – 2 e 3 de junho – Braga

A rede ‘Aqui é Fresco’, constituída por um grupo de cerca de 700 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, volta a escolher o Fórum Braga, como palco para a maior convenção do setor do Comércio de Retalho em Portugal, que se realizará já nos dias 2 e 3 de junho.

A escolha de Braga reforça também o compromisso da ‘Aqui é Fresco’ com a zona Norte do país, onde a rede está extensivamente presente com um conjunto de 452 lojas.

Ponto de encontro privilegiado para o negócio direto entre representantes das principais marcas, retalhistas e grossistas, a Convenção ‘Aqui é Fresco’ movimentou – na sua edição de 2023 e em apenas dois dias – mais de 11 milhões de euros no total das transações realizadas, um aumento de fornecedores participantes de 10% face ao ano anterior.

Nesta sua 13ª edição em 2024, a Convenção ‘Aqui é Fresco’ reunirá um conjunto de 90 stands com as principais empresas e marcas nacionais e internacionais (cf. Anexo), prevendo receber cerca de 1.500 participantes. Entre os convidados de honra no jantar de gala, que incluirá um espetáculo com a cantora Ágata e a atribuição de um Prémio Carreira distinguindo uma reconhecida empresária cujo nome será revelado na ocasião, estarão presentes o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, o vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, o presidente da ASAE, Luís Cardoso Lourenço, a Sub-Inspectora da ASAE, Ana Cristina Caldeira e o Diretor Geral da Centromarca, Pedro Pimentel.

De acordo com Carla Esteves, diretora executiva da ‘Aqui é Fresco’: “Esta edição da nossa convenção voltará certamente a comprovar a vitalidade do pequeno e médio comércio e a sua capacidade de inovação e adaptação. Esta é uma ocasião aguardada todos os anos pelos muitos intervenientes para realizarem os seus negócios, vendendo e adquirindo produtos alimentares, de bebidas e de higiene por preços incomparavelmente competitivos”.

“As lojas de proximidade, os grossistas e as marcas aguardam esta oportunidade para negociações que lhes possibilitam chegarem aos consumidores finais com os melhores preços. Também o lançamento das muitas novidades de produtos, reveladas na convenção, atrai os convidados e participantes. É também este o papel e a missão da ‘Aqui é Fresco’, como rede que coloca o seu peso negocial ao serviço das melhores condições de compra”, conclui Carla Esteves.

A ‘Aqui é Fresco’ tem, entretanto, feito crescer a sua marca própria de produtos, que conta já com mais de 500 artigos diferentes nas mais diversas categorias alimentares e não alimentares – mercearia, confeitaria, bebidas, congelados, 4ª gama, higiene do lar, detergentes e higiene pessoal.

Em 2024, a ‘Aqui é Fresco’ pretende prosseguir o alargamento da oferta de produtos de marca própria UP – que conta já com mais de 600 artigos alimentares e não alimentares – para todos os clientes de proximidade e reforçar a presença no canal HORECA (hotelaria, restauração e catering).

Para isso, irá alargar o número de referências nas categorias de mercearia, confeitaria, bebidas, congelados, detergentes ou higiene pessoal e também de produtos HORECA.

Sob o mote ‘Aqui a Solidariedade Acontece’, e no sentido de reduzir o desperdício alimentar e integrando a ‘Aqui é Fresco’ a plataforma de waste warriors ‘Too Good To Go (@toogoodtogo.pt | Linktree) e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’ (www.unidoscontraodesperdicio.pt), todos os excedentes das refeições e os produtos não consumidos ao longo dos dois dias desta ‘XIII Convenção Aqui é Fresco’ serão doados à FAM – Fundação dos Armazenistas de Mercearia (fundacaoarmazenistasmercearia.pt), uma IPSS que desenvolve a sua atuação para a melhoria das condições de vida das pessoas com dificuldades várias.

Ir para o artigo completo (Agroportal)