Grande Convenção ‘Aqui é Fresco’ superou os 11 milhões de euros de transações em dois dias.

“Não precisamos de esmolas da parte dos governos, mas sim de uma carga fiscal adequada e de medidas mais amigas do negócio”, afirmou João Vieira Lopes, presidente da CCP e da ADIPA e diretor-geral da Unimark. A declaração foi proferida no âmbito da ‘XII Convenção Aqui é Fresco’, que contou também com a participação do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e de Carla Esteves, diretora executiva da Aqui é Fresco (aquiefresco.pt), a maior rede de lojas de proximidade do país englobando 700 lojas e que reuniu, ao longo dos dias 4 e 5 de junho, mais de 1.500 convidados no Altice Forum Braga.

Comprovando a vitalidade do pequeno e médio comércio, também realçada por João Vieira Lopes, a ‘XII Convenção Aqui é Fresco’ movimentou, em apenas dois dias, mais de 11 milhões de euros no total dos negócios realizados entre grossistas, retalhistas e representantes das marcas reunidos ao longo de 92 stands, um aumento de participação de 10% face ao ano anterior.

Os mais de 11 milhões de euros representam o valor de transações mais elevado desde que se regista este evento, o único do seu género em Portugal e que conta já com mais de uma década. Em 2022, o volume de negócios realizado foi ligeiramente superior a 4,7 milhões de euros.

De acordo com Carla Esteves, diretora executiva da ‘Aqui é Fresco’: “Esta convenção foi uma demonstração da vitalidade do nosso setor e os resultados alcançados nestes dois dias de negociação são uma prova do peso das lojas de proximidade na economia real”.

Salientando a necessidade de as lojas prosseguirem este ciclo positivo através do investimento na digitalização e na aproximação às novas tendências de consumo, Carla Esteves destacou ainda a liderança da rede de lojas Aqui é Fresco que lidera e a aposta recente no cartão de fidelização ‘Aqui é Fresco’.

Terminando com um jantar de gala para os convidados, a ‘XII Convenção Aqui é Fresco’ incluiu ainda uma homenagem póstuma ao Comendador Rui Nabeiro com a presença do seu filho, João Manuel Nabeiro, bem como a entrega de um Prémio Carreira ao presidente da Central de Cervejas, Nuno Pinto de Magalhães, também ele presente no evento.

Tendo a convenção como mote o combate ao desperdício alimentar e integrando a ‘Aqui é Fresco’ a plataforma de waste warriors ‘Too Good To Go (@toogoodtogo.pt | Linktree) e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’ (www.unidoscontraodesperdicio.pt), todos os excedentes das refeições e os produtos não consumidos ao longo dos dois dias do evento foram doados à FAM – Fundação dos Armazenistas de Mercearia (fundacaoarmazenistasmercearia.pt), uma IPSS que desenvolve a sua atuação para a melhoria das condições de vida das pessoas com dificuldades várias.

Sobre a ‘Aqui é Fresco’:

A rede ‘Aqui é Fresco’ é constituída por um grupo de cerca de 700 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, espalhadas por todo o país, que se uniram com o objetivo de melhor servir os consumidores, garantindo-lhes assim, a melhor qualidade ao melhor preço. O lema da rede ‘Aqui é Fresco’ é “Perto e de Confiança”. Pretendemos com isto transmitir, de forma muito transparente e genuína aquilo que somos, representamos e pretendemos estar perto dos consumidores, na porta ao lado ou na esquina em frente, com a certeza de que nos conhecem pelo nome e confiam em nós. Todos os intervenientes neste negócio, Sociedade, grossista e retalhista, trabalham em verdadeiro espírito de equipa, onde tudo acontece num ambiente único de sólida confiança.

Ir para o artigo completo (Gazeta Rural Agricultura)