200 g esparguete Nacional
2 caudas de lagosta (±250 g limpas), cortadas em medalhões
1 cebola pequena, picada finamente
2 dentes alho, laminados
1 colher (sopa) azeite virgem extra
100 ml vinho branco seco
200 ml polpa de tomate (passata)
150 ml natas para culinária
20 g manteiga
30 g queijo parmesão ralado + extra para servir
q.b Sal e pimenta-preta moída na hora
q.b Cebolinho fresco picado
Leve ao lume uma panela com água abundante e sal. Quando ferver, junte o spaghetti e coza “al dente” (siga o tempo indicado na embalagem), reservando 50 ml da água de cozedura antes de escorrer.
Enquanto a massa coze, aqueça o azeite e metade da manteiga numa frigideira larga em lume médio. Acrescente a cebola e o alho e refogue 3–4 min até a cebola ficar translúcida.
Eleve o lume, junte os medalhões de lagosta, tempere com sal e pimenta e sele rapidamente 1 min de cada lado; retire-os para um prato e reserve.
Na mesma frigideira, regue com o vinho branco e deixe reduzir 1 min, raspando gentilmente o fundo para soltar os sabores. Verta a polpa de tomate, mexa bem e deixe apurar 5 min em lume médio-baixo.
Acrescente as natas, misture e, quando o molho começar a ferver suavemente, junte o restante da manteiga em pedaços, fusione com o molho e envolva o queijo parmesão ralado até obter um creme sedoso.
Se o molho ficar demasiado espesso, ajuste a textura com um pouco da água de cozedura reservada.
Devolva o spaghetti escorrido à frigideira, misture delicadamente para que cada fio fique bem envolvido no molho, e disponha os medalhões de lagosta por cima.
Polvilhe com cebolinho fresco e mais parmesão a gosto. Sirva imediatamente
de 25 de Junho
a 6 de Julho de 2025
Esparguete Nacional
As nossas sugestões com produtos em promoção no folheto em vigor